Reflexão do Documentário "Neandertal"
Ao longo de três aulas visualizamos um documentário sobre um pequeno clã de homens de Neandertal, habitantes de Dordogne, na França, que viviam um dos momentos mais importantes da evolução humana.
O referido documentário pretendia retratar uma serie de questões acerca do quotidiano dos homens de Neandertal, como por exemplo: Como é que caçavam e fabricavam as suas armas? Qual era a sua organização social? Como foi o momento do encontro com os Cro-Magnos? – Recorrendo a estudos científicos recentes, conhecemos a história de glória e destruição de uma das espécies humanas de maior êxito que já se conheceu, a história de um povo que viveu e adaptou-se a climas extremos, de uma espécie que prosperou até seu encontro com o homem moderno.
Este documentário remete-nos para um passado distante, quando os Neandertais dominavam parte da Europa, anteriormente à chegada dos Homens de Cro-Magnon. Neste documentário são expressas as características tão bem conhecidas dos Neandertais, como a forte capacidade física, a resistência a climas extremamente difíceis, entre outras que estudamos no decorrer das aulas.
Este filme mostra também a parte mais crítica da evolução dos Neandertais, quando o Homem de Cro-Magnon chegou a Europa. Estes últimos eram uns sérios inimigos dos Neandertais pois afinal estes eram mais dotados quer na inteligência quer em instrumentos, essencialmente nas artes de caça.
Este documentário apoia a hipótese de que a competição directa entre os homens de Cro-Magnon e os Neandertais fez com que os últimos se extinguissem. Também outra questão no documentário é levantada, que é o cruzamento entre as duas espécies.
O documentário revelou-se uma grande ajuda para a realização dos ensaios sobre a referida espécie, pois com este documentário foi possível esclarecermos uma serie de dúvidas acerca do comportamento dos Neandertais.