Meu caro Emanuel. O seu comentário revela alguns progressos em relação aos anteriores. Indica os principais conceitos estudados na Unidade 1 e relaciona um deles, mutação genética, com a origem da própria humanidade, articulando este tema com o próximo objeto de investigação, a saber, o mistério do homem de Neandertal. Como compreendeu, a genética oferece-nos um novo modo de entender o passado da humanidade e muitos aspetos do comportamento, por exemplo, a linguagem. Há um gene específico, FOXP2, que nos predispõe para a comunicação através de uma linguagem articulada.
Deve corrigir a afirmação de que não há duas pessoas com constituição genética idêntica - há, e é o caso dos gémeos verdadeiros, que são clones naturais.
Gostei particularmente da inclusão do artigo do jornal Público, que é esclarecedor sobre a possibilidade de a genética explicar o aparecimento da espécie humana por efeito de uma mutação genética.
Está de parabéns e avaliei-o com a menção de MUITO BOM.
Ficha Formativa de Trabalho de Grupo Nº1- A genética
Na primeira ficha de trabalho em grupo foi abordado o tema da genética, e todos os conceitos circundantes desse tema. Com a realização do trabalho fiquei a conhecer mais um pouco da espécie humana, principalmente como funciona a questão que vulgarmente chamamos de herediteriedade. Fiquei a saber que o ADN funciona como a nossa assinatura, pois não há duas pessoas com iguais composições de ADN, mas o espantoso é que se podem traçar árvores genealógicas quase até ao ínfimo ser na terra, pelas semelhanças existentes no ADN. Foram estudados outros conceitos, entre eles o gentipo e fenótipo, a Ontogénese e filogénese, a questão da selecção natural, programa genético aberto ou fechado e por último a neotenia. Para mim, apesar de nunca ter estudado biologia como grande parte dos meus colegas, foram conceitos que estudei com facilidade, mas existiu um que gostei de tratar particularmente, foi ele, a mutação genética, pois nos casos da mutação genética são ocorrências pontuais, que por vezes nem a ciência sabe explicar, e aí torna-se mais interessante abordar conceitos como estes.
Numa pesquisa pela Intenet, encontrei um artigo, in Publico, cujo tema é a mutação genética que se deu há milhares de anos, nos primatas, para que hoje conheçamos o homem como ele é.
Para consultar o artigo in Publico, clique aqui.
Tópico: Ficha Formativa de Trabalho de Grupo Nº1- A genética
Avaliação da reflexão sobre a Ficha de Trabalho 1
Rui Nunes Kemp Silva | 04-10-2011